Fale com um dos nossos atendentes
MOSTRAR NO MAPA PESQUISA CLÁSSICA
O que procura?
Localizado onde?
Pesquisar código
Negócio
Tipo
Valores
Suítes
Quartos
Estado
Cidade
Bairro
Digite o código

Conheça dourados

Dourados é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Fundada em 1935, Dourados teve desenvolvimento lento até a segunda metade do século XX, por causa das deficiências de meios de transporte e vias de comunicação, principalmente com Campo Grande. A partir dos anos 1950, com a abertura de rodovias, acelerou-se seu desenvolvimento e Dourados tornou-se importante centro agropecuário e de serviços, especialmente a partir dos anos 1970.

Nos anos 1990, além do crescimento da agropecuária, o desenvolvimento comercial e de serviços na zona urbana foi decisivo para que Dourados se consolidasse como pólo regional, de serviços e agropecuário para uma região com quase 1 milhão de habitantes, incluindo parte do Paraguai, o que lhe confere o merecido título de Portal do Mercosul. De acordo com estimativas do IBGE de 2011, possui uma população de aproximadamente 200 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa de Mato Grosso do Sul (depois da capital), além de ser o 136º maior município brasileiro e o 55º maior município interiorano do Brasil.

História

As terras do atual município de Dourados eram habitadas por povos indígenas das Etnias Terena, Kaiowa e Guarani. No entanto, pela dificuldade do Estado em realizar o processo de legalização de terras para esses povos que estavam ali durante o processo de colonização e ocupação por pessoas da sociedade nacional foi realizada uma "reserva" de terra para todo o contingente de famílias indígenas que viviam na região. Hoje, cerca de 12,500 índios das três etnias vivem em um pedaço de terra ínfimo comparado ao que utilizavam antes da década de 1950 na Reserva Indígena de Dourados, localizada a apenas 5 quilómetros do centro da cidade.

Em 1870, com o término da Guerra do Paraguai, iniciou-se um povoamento mais efetivo nessa região, que foi percorrida também pelos espanhóis e bandeirantes em busca de riquezas naturais. Em 1884, formou-se o povoado de São João Batista de Dourados, próximo ao Rio Dourados.

Em 1909, cerca de 50 pioneiros (destacava-se nesse grupo Januário Pereira de Araújo e Joaquim Teixeira Alves) que iniciam um trabalho apoiado na criação de um patrimônio. Pela da Lei nº 658, de 1914, Dourados é elevado a distrito do município de Ponta Porã, e sua abrangência incluía os dois distritos policiais existentes na época (que foram criados em 1910). Foi aí que surgiu o Distrito de Paz. Nessa época algumas pessoas já haviam fixado residência com suas famílias na região.

A vila se desenvolvia quando, pelo decreto estadual de nº 30 de 20 de dezembro de 1935, foi oficialmente criado o município de Dourados, sendo desmembrado de Ponta Porã em 22 de janeiro de 1936. Seu primeiro prefeito nomeado foi João Vicente Ferreira. Em 13 de setembro de 1943 foi criado o Território Federal de Ponta Porã pelo presidente Getúlio Vargas, que abrangia os municípios de Dourados, Porto Murtinho, Miranda, Nioaque, Bela Vista, Ponta Porã, Maracaju e Bonito (sendo Ponta Porã sua capital). Este durou apenas três anos (1943 a 1946), sendo reintroduzido ao estado de Mato Grosso em 7 de janeiro de 1947.

Em 11 de outubro de 1977 Dourados passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul.

Infraestrutura

Dourados exerce o papel de centro de serviços para uma região que compreende quase 1 milhão de pessoas. Possui boa estrutura de serviços urbana, dispondo de vários bancos, financeiras, órgãos públicos (federais, estaduais e municipais), ONGs, Hotéis, pousadas, entre outros.

Turismo de eventos

A cidade possui várias opções, entre elas cinemas, restaurantes, teatros, bares, choperias e tomar tereré, possuindo também uma vida noturna bastante rica. Atrai visitantes por eventos como a EXPOAGRO (Feira Agropecuária de Dourados), o Campeonato Brasileiro de Motocross, Festa das Nações, Festa do Peixe, Temporadas Populares e eventos científicos realizados em suas universidades.

Comunidade

  • População


    Desde da criação de Dourados, sua população tem crescido de maneira constante, possuindo quase 200 mil habitantes e cerca de 45 hab/km², sendo 31.429 habitantes morando no campo

  • Energia elétrica


    São 39.500 ligações de energia elétrica em 640 km de rede de distribuição urbana.

  • Saneamento e abastecimento hidráulico


    Dotada de 36.830 ligações de água (o volume de produção de água é de 2.076 m³/hora) e 9.544 ligações de esgoto.

Clique sobre as fotos para ampliar

Imobiliária Terra © 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvedor Sub100